IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Usina de Angra 2 faz parada para reabastecimento com equipe reduzida durante pandemia

16/06/2020 20h35

SÃO PAULO (Reuters) - A usina nuclear de Angra 2 realizará uma parada para reabastecimento de combustível a partir da próxima segunda-feira, informou nesta terça-feira a Eletronuclear, que disse ter reduzido o escopo das atividades ao "mínimo necessário" diante da pandemia de coronavírus.

Segundo a empresa, foram programadas 1.100 atividades para o período, ante as 4.500 que normalmente ocorrem durante as paradas. Além disso, foram contratados apenas 175 trabalhadores para a paralisação, versus quase 1.200 em paradas típicas.

"O grande desafio será realizar cerca de 20% das atividades de uma parada típica com em torno de 15% do pessoal normalmente disponível", disse a Eletronuclear, acrescentando que profissionais de Angra 1 também foram mobilizados para a atividade.

Todos os profissionais vão passar por testes rápidos para detecção da Covid-19 e serão monitorados ao longo das atividades, durante a qual permanecerão alojados em hospedagens da Eletronuclear, de acordo com a companhia.

"Manter nossa geração disponível é essencial para o Brasil neste grave momento que estamos vivendo e, também, para assegurar o equilíbrio econômico da empresa", disse em nota o diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, João Carlos da Cunha Bastos.

A estatal, que afirmou ter observado outras usinas nucleares do mundo que realizaram paradas de reabastecimento e manutenção durante a pandemia para projetar a paralisação de Angra 2, não detalhou o cronograma previsto para as atividades.

(Por Gabriel Araujo)