IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após fala de Guedes, Ibovespa amplia ganhos e supera 95 mil pontos

17/06/2020 17h26

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa acelerou o movimento positivo nesta quarta-feira, após o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que o governo voltará às reformas nos próximos 60 a 90 dias, com investidores ainda aguardando decisão de política monetária do Copom.

O principal índice da bolsa paulista subiu 2,16%, a 95.547,29 pontos. O volume financeiro somou 69,44 bilhões de reais, em sessão marcada pelo vencimento de opções do índice.

Guedes afirmou que retomará o projeto liberal que persegue após ter paralisado seu programa estrutural para se dedicar às ações emergenciais de enfrentamento ao coronavírus.

"Agora estamos finalizando os programas emergenciais e vamos voltar para as nossas reformas, e nos próximos 60, 90 dias nós vamos acelerar", completou o ministro.

Para Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, as declarações de Guedes trazem uma leitura mais benigna do mercado do quadro interno nacional.

"A gente começa a ver o governo capitalizando esse alinhamento com o centrão para conseguir aquilo que o mercado quer ver, que são as reformas", afirmou.

Ainda nesta quarta-feira, o Banco Central deve reduzir a taxa básica de juros para a mínima recorde de 2,25% ao ano, ampliando o esforço emergencial para revigorar a atividade econômica prejudicada pela pandemia de coronavírus.

A expectativa do mercado está mais focada no comunicado do BC, se sinaliza o fim do ciclo de redução nos juros ou deixa o caminho aberto para outro corte já na proxima reunião, afirmou Arbetman.

DESTAQUES

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB subiram 9,99% e 6,67%, respectivamente, liderança as altas. Segundo reportagem do jornal O Globo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende trabalhar para realizar quatro grandes privatizações em 2020, incluindo a Eletrobras.

- JBS ON subiu 3,85%, após a agência Fitch elevar o rating de longo prazo da empresa. No setor, BRF ganhou 1,76%, enquanto MARFRIG ON caiu 0,76% e MINERVA ON desvalorizou-se 3,66%.

- GOL PN recuou 1,41%. O presidente da companhia afirmou que sob as condições atuais não será necessário pedir recuperação judicial. No setor, AZUL PN subiu 0,13%.

- BRADESCO PN fechou em alta de 1,59%. ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 1,26%, enquanto SANTANDER BR UNT avançou 2,01%.

- PETROBRAS PN reverteu a queda de mais cedo e subiu 0,33%, apesar da queda nos preços do contrato futuro do petróleo. PETROBRAS ON evoluiu 0,23%.