IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo dos EUA promete pressionar por 'reestruturação ampla' na OMC

17/06/2020 11h26

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos pressionará por uma ampla redefinição de "determinações tarifárias desatualizadas" na Organização Mundial do Comércio para corrigir o que vê como anos de tratamento injusto em relação aos EUA, disse o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, a parlamentares nesta quarta-feira.

Lighthizer disse que mudanças nas tarifas estabelecidas pela OMC são urgentemente necessárias para melhor refletir as realidades econômicas atuais.

"Muitos países com economias grandes e desenvolvidas mantêm tarifas muito altas, muito acima das cobradas pelos Estados Unidos", disse ele em depoimento preparado para audiências separadas a serem realizadas diante do Comitê de Caminhos e Meios da Câmara dos Deputados dos EUA e do Comitê de Finanças do Senado.

Ele disse que Washington também buscará apoio mais amplo para suas propostas relacionadas à aplicação de notificações e "tratamento especial e diferenciado" para os países em desenvolvimento.

O governo Trump criticou por anos o fracasso da OMC em responsabilizar a China por práticas comerciais desleais, e insiste que a China -- a segunda maior economia do mundo -- não deve mais ser tratada como um país em desenvolvimento.

Lighthizer disse que a OMC e seu Órgão de Apelação trataram os Estados Unidos como "o maior abusador comercial do mundo", apesar de seu grande déficit comercial, ao considerar os EUA culpados em até 90% das disputas registradas perante a organização comercial.

Essa atitude prejudicou o processo de negociação da OMC, já que os países agora acreditam que podem obter melhores resultados por meio de litígios, disse ele.

Washington, no ano passado, já havia afetado a capacidade da OMC de intervir em guerras comerciais depois de bloquear as nomeações para o Órgão de Apelação, que decide sobre recursos em disputas comerciais.