PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Plantio de trigo do RS vai a 43% da área apesar de chuvas, indica Emater

18/06/2020 18h48

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de trigo 2020 do Rio Grande do Sul atingiu 43% da área esperada, disse nesta quinta-feira a Emater/RS, que prevê um aumento de 20,3% na semeadura do cereal no Estado em relação ao ano passado.

O boletim do órgão governamental, que estima um plantio de 915,7 mil hectares com trigo nesta safra, destacou que fortes chuvas recentes frearam as atividades em regiões como as de Passo Fundo e Santa Rosa, mas que grande parte do Estado conseguiu avançar com a semeadura.

"As lavouras implantadas estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo... (as) plantadas antes das chuvas da semana estão com bom estande de plantas", afirmou a Emater em comunicado.

Segundo a Emater, pela média histórica o Rio Grande do Sul teria plantado cerca de metade da safra nesta data. Em relação à semana anterior, houve um avanço de 11 pontos percentuais na área plantada.

Apesar do aumento na área de plantio, as projeções iniciais da Emater apontam para um recuo de 2,14% na produção, a 2,19 milhões de toneladas, diante da queda de produtividade no Estado, conforme noticiou a Reuters no início da semana.

Enquanto a safra de trigo recebe chuvas intensas, as safras de verão chegam ao fim depois de fortes danos causados pela estiagem.

A Emater reportou que a colheita de milho atingiu 99%, com parte dos trabalhos finais afetados pela umidade. A estimativa de safra aponta para recuo de 28,4% na comparação anual, a 4,1 milhões de toneladas. A soja também teve forte quebra.

(Por Gabriel Araujo)

Economia