IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Repactuações de crédito na crise chegaram a R$614,5 bi até 5 de junho, aponta diretor do BC

18/06/2020 10h39

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, indicou nesta quinta-feira que as repactuações das operações de crédito chegaram a 614,5 bilhões de reais de meados de março a 5 de junho, com o valor das operações atingindo 17% da carteira de crédito do sistema financeiro em meio à crise com o coronavírus.

Em apresentação disponibilizada pelo BC por conta de participação em seminário online do Tribunal de Contas da União (TCU), Serra destacou que essas repactuações foram concentradas em micro e pequenas empresas, além das pessoas físicas.

Já em relação às novas operações de crédito livre entre pessoas jurídicas, ele apontou que grandes empresas responderam pela maior parte das contratações.

"Sem acesso ao mercado de capitais as grandes empresas recorreram ao sistema bancário, que até então vinha irrigando as PMEs", apontou ele, no documento.

Quanto à autorização dada pelo Congresso na emenda constitucional do Orçamento de Guerra para o BC comprar títulos privados, Serra afirmou que, com o novo instrumento o BC quer promover o adequado funcionamento do mercado de capitais.

Segundo o diretor, a autoridade monetária buscará atenuar efeitos adversos sobre o mercado de crédito provenientes de restrições ao fluxo regular de liquidez para o mercado de capitais.

(Por Marcela Ayres)