IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro marca 7º ganho semanal na China com forte demanda

19/06/2020 08h41

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro negociados em Dalian registraram seu sétimo ganho semanal consecutivo, apesar de outra sessão volátil nesta sexta-feira, já que os preços spot ficaram perto de máximas de 10 meses, apoiados pela forte demanda pela matéria-prima siderúrgica.

O minério de ferro na bolsa de Dalian fechou em alta de 0,1%, a 768 iuanes (108,55 dólares) por tonelada, e subiu 0,7% nesta semana.

O contrato mais negociado na Bolsa de Cingapura ganhou 0,2%, para 100,27 dólares.

O contrato de referência chinês ganhou 34% este ano, impulsionado pela queda dos estoques de minério de ferro nos principais portos da China e pela forte demanda sustentada pelo esforço de desenvolvimento de infraestrutura de Pequim para apoiar a economia.

Os estoques de minério de ferro nos 45 principais portos da China caíram pela nona semana consecutiva, para cerca de 106 milhões de toneladas, segundo a mais recente pesquisa da consultoria Mysteel.

Citando dados de 46 portos chineses, a consultoria SteelHome registrou uma pequena recuperação nos estoques esta semana, embora o nível ainda esteja próximo do menor nível desde outubro de 2016.

No entanto, o rali do minério de ferro parece estar perdendo força, com a fraqueza sazonal na demanda doméstica de aço, já que a estação das chuvas nas regiões sul deve desacelerar as atividades de construção e o mais recente surto de coronavírus elevando a cautela.

Enquanto um médico especialista chinês garantiu que Pequim controlou seu último surto, foi relatado um caso na cidade de Tianjin, no norte, sede de algumas siderúrgicas.

"Um 'lockdown' em Tianjin poderia causar uma retração significativa nos preços do minério de ferro", disseram analistas da SP Angel em nota.