PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Powell diz que trajetória da economia deverá ser desafiadora

19/06/2020 14h22

Por Lindsay Dunsmuir

WASHINGTON (Reuters) - A recuperação econômica dos Estados Unidos da epidemia do coronavírus é desafiadora e não haverá solução rápida, disse nesta sexta-feira o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em declarações que reforçaram sua recente postura de cautela.

"Vamos tomar o nosso caminho de volta disso, mas levará tempo e trabalho... A trajetória à frente provavelmente será desafiadora", afirmou Powell em comentários introdutórios em videoconferência com líderes locais em Youngstown, no Estado de Ohio, sobre a construção de uma força de trabalho resiliente.

"Vidas e sustento têm sido perdidos, e a incerteza parece grande", afirmou ele.

Mais cedo nesta semana, em duas aparições a parlamentares no Congresso norte-americano, Powell deixou claro que os Estados Unidos enfrentam uma longa recuperação geral, apesar de recentes dados econômicos encorajadores sobre geração de vagas de emprego e gastos do consumidor.

Uma recuperação completa, de acordo com ele, depende do controle da epidemia pelo país, que já vitimou mais de 118 mil norte-americanos.

Os Estados da Califórnia e da Carolina do Norte e uma série de cidades dos EUA determinaram ou exigiram na quinta-feira uso obrigatório de máscaras para controlar uma espiral de casos de coronavírus, conforme pelo menos seis Estados registraram recordes diários.

Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, também alertou que a disseminação contínua do vírus poderia prejudicar a recuperação econômica dos EUA e que provavelmente será necessário mais apoio fiscal e monetário.

Powell e várias outras autoridades do Fed já solicitaram ao Congresso que forneça mais auxílio governamental.

(Reportagem adicional de Jonnelle Marte)