IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canadian Solar vende energia de usinas solares para Braskem e Copel

23/06/2020 09h08

SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante canadense de equipamentos e investidora em energia fotovoltaica Canadian Solar anunciou nesta terça-feira que fechou contratos para a venda da produção futura de dois projetos de geração que serão instalados no Brasil.

A energia das usinas solares, que somarão 274 megawatts-pico em capacidade, foi comercializada em contratos privados com a petroquímica Braskem e com a elétrica paranaense Copel, informou a companhia em comunicado.

A Braskem disse que fechou a compra por período de 20 anos e que a energia será fornecida por uma usina solar no norte de Minas Gerais com capacidade instalada de 152 MWp.

A usina deve ter obras iniciadas em 2021, com operação comercial prevista para até o final de 2022, segundo a Canadian Solar.

Em comunicado ao mercado, a Braskem destacou que esse é o terceiro contrato de compra de energia renovável assinado por ela, em meio a uma crescente tendência de empresas buscarem abastecer suas operações com geração limpa.

Com isso, a petroquímica fica perto de alcançar a marca de 1 milhão de toneladas de CO2 de emissões evitadas devido à assinatura de contratos de compra de energia de fontes solar e eólica, acrescentou a empresa.

Já o contrato com a Copel envolve fornecimento por 15 anos. O compromisso será atendido por meio de uma usina a ser construída pela Canadian Solar em Pernambuco em 2021, que consistirá na segunda fase de um empreendimento já em desenvolvimento pela companhia, de acordo com a canadense.

Tanto a usina construída para atender o contrato com a Braskem quanto a voltada ao acordo com a Copel usarão módulos solares bifaciais fabricados pela própria Canadian Solar.

"Nós temos um compromisso de longo prazo com a energia solar no Brasil e esse seguirá como um de nossos mais importantes mercados", disse em nota o presidente da Canadian, Shawn Qu.

(Por Luciano Costa e Paula Arend Laier)