IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade suspende operação entre Facebook e Cielo para pagamentos por Whatsapp

23/06/2020 20h32

Por Gabriel Ponte

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu nesta terça-feira a operação de parceria entre Facebook e Cielo por meio da qual as empresas viabilizariam pagamentos pelo aplicativo Whatsapp.

Em comunicado, o Cade afirmou avaliou que a Cielo possui "elevada participação no mercado nacional de credenciamento de captura de transações" e que o Whatsapp detém uma base de milhões de usuários, "o que pode garantir na sua entrada um poder de mercado significante".

"Tal base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas. De qualquer modo, fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente, a depender da forma como a operação foi desenhada”, afirmou o Cade no despacho.

O órgão também afirmou que "não há qualquer indício de que o acordo seria submetido previamente ao Cade, razão pela qual é necessária a imediata imposição de medida cautelar".

Na semana passada, o Facebook, dono do WhatsApp, anunciou parceria com instituições financeiras para pagamentos por meio do aplicativo. As bandeiras Visa e Mastercard fazem parte do acordo, que também inclui Banco do Brasil e a empresa de pagamentos Cielo.

Mais cedo, o Banco Central (BC) determinou que Visa e Mastercard suspendessem o uso do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências.