PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

MSCI alerta que Argentina pode ser retirada de índice de mercados emergentes

23/06/2020 19h31

Por Noel Randewich

(Reuters) - A MSCI Inc, maior provedora de índices do mundo, alertou nesta terça-feira que o Índice MSCI Argentina poderia ser removido do Índice de Mercados Emergentes da MSCI, caso se tornasse mais difícil para investidores estrangeiros acessarem seu mercado de ações.

Em um comunicado, a MSCI também alertou que a Turquia poderia ser removida do Índice de Mercados Emergentes e afirmou que reclassificaria seu índice da Islândia de mercado "independente" (não incluso no índice para mercados emergentes nem no índice para mercados de fronteira) para mercados de fronteira.

O alerta da MSCI sobre a Argentina ocorre depois de negociações estagnadas entre o governo do país e credores para reestruturar 65 bilhões de dólares em dívidas.

A Argentina impôs duros controles de capital no ano passado, depois que um colapso do mercado levou a um dramático salto na demanda por moeda estrangeira.

"As autoridades argentinas precisam perceber que a aplicação prolongada dos controles de capital ou a introdução de outros controles de capital podem forçar a reclassificação dos índices MSCI Argentina dos status de Mercados Emergentes para status de Mercados de Fronteira ou Mercados Independentes", disse a MSCI.

Os índices podem canalizar bilhões de dólares de fundos que acompanham índices para economias em desenvolvimento. Mudanças nas ações e títulos que compõem os índices podem alterar para onde esses fundos vão e em que quantia.

Economia