IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St encerra em alta com esperanças de recuperação; Nasdaq bate outro recorde

23/06/2020 17h12

Por Sinéad Carew

(Reuters) - Os três principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta terça-feira, à medida que a melhora de dados econômicos e perspectiva de mais estímulos impulsionaram esperanças de rápida recuperação, enquanto um salto das ações do setor de tecnologia levou o Nasdaq a outra máxima recorde.

Embora todos os índices tenham reduzido os ganhos ao fim da da sessão, encerrando abaixo das máximas do dia, o Nasdaq conseguiu registrar seu quinto recorde de fechamento neste mês. Apple Inc deu o maior impulso, seguida por Amazon.com e Microsoft.

Dados mostraram que o ritmo de contração dos setores de manufatura e de serviços dos EUA diminuiu em junho, com empresas reabrindo após paralisações iniciadas em meados de março.

Além disso, as vendas de novos imóveis saltaram 16,6% em maio, superando com folga estimativas de crescimento de 2,9%.

"O efeito cumulativo dos dados econômicos que estamos vendo está ajudando a apoiar o rali em forma de 'V' que temos tido no mercado de ações", disse Mark Luschini, estrategista-chefe de investimentos da Janney Montgomery Scott, na Filadélfia.

O sentimento positivo pode ter sido um pouco atenuado por reportagem do New York Times de que países da União Europeia (UE) estavam preparados para impedir a entrada de norte-americanos, uma vez que os EUA não conseguiram controlar a pandemia do coronavírus.

Do lado positivo, o mercado se apegou a tentativas de autoridades dos EUA de amenizar ruídos causados na véspera pelo assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, o qual disse que o pacto comercial entre EUA e China estaria "acabado".

Ainda na segunda-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o acordo estava "totalmente intacto". O diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA, Larry Kudlow, repetiu as palavras de Trump. E o próprio Navarro voltou atrás em suas declarações e disse que seus comentários foram interpretados "extremamente fora de contexto".

O Dow Jones subiu 0,5%, para 26.156,1 pontos, o S&P 500 valorizou 0,43%, para 3.131,29 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,74%, para 10.131,37 pontos.

(Reportagem adicional de Stephen Cup, em Nova York, Pawel Goraj em Gdansk e Medha Singh em Bengaluru)