IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Prefeitura do Rio antecipa para sábado reabertura do comércio de rua

26/06/2020 19h37

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decidiu nesta sexta-feira antecipar para sábado a reabertura do comércio de rua, de salões de beleza e de barbearias na cidade, que originalmente só poderiam voltar a funcionar no princípio de julho.

Crivella disse que a curva de casos da Covid-19 na cidade permite uma antecipação do cronograma de flexibilização das medidas de isolamento. Segundo o plano da prefeitura, as lojas de rua vão abrir antes da abertura dos shoppings centers e fechar antes do fechamentos dos centros comerciais para não sobrecarregar o sistema de transportes e não gerar aglomerações.

“O comércio abre amanhã às 11h da manhã para não coincidir com o horário dos shoppings, que abrem ao meio-dia, e as lojas fecham às 17h, antes do shopping, que fecham às 20h, para não haver aglomerações nos transportes públicos”, disse o prefeito a jornalistas.

Na prática, concentrações de pessoas nunca foram evitadas no transporte público da capital fluminense desde o início das medidas de flexibilização do isolamento, seja pela falta de fiscalização seja pela escassez de ônibus circulando na cidade.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar terão que cumprir regras de limpeza, asseio e ventilação, além de oferecerem álcool gel e exigirem o uso de máscaras. O comércio de rua só poderá operar com um terço da capacidade.

Na semana que vem, a prefeitura do Rio também vai promover a reabertura de bares, restaurantes e academias, no âmbito da terceira fase do programa de retomada das atividades na cidade.

“O Rio começou a reabertura há cerca de um mês e as curvas, diferentemente do que profetizavam ou agouravam, que haveria um caos, as curvas se mantiveram em descendência”, disse Crivella.

A reabertura das atividades na cidade foi planejada para ser feita de forma gradual e em seis fases. Atualmente, a capital fluminense está na segunda fase, e a progressão para a fase 3 está programada para ocorrer em 2 de julho.

Apesar das medidas, o Rio continua a registrar novos casos e mortes por Covid-19. Nesta sexta feira, o Estado contabilizou mais 137 mortes e 2.600 casos da doença. Agora, o Rio de Janeiro tem 108.497 mil casos e 9.587 mortes por Covid-19.

A capital concentra a maiorias de casos e óbitos: 55.152 e 6.264.

Enquanto a cidade do Rio de Janeiro antecipa a retomada das atividades, outra grande capital, Belo Horizonte, decidiu recuar nas medidas de afrouxamento e, a partir de segunda-feira, o comércio voltará a fechar as portas. A prefeitura anunciou que apenas as atividades essenciais poderão funcionar.

A medida foi tomada cerca de um mês depois da reabertura, à medida que os casos de Covid-19 dispararam na capital mineira e a taxa de ocupação dos hospitais atingiu cerca de 90%.

“Estamos em guerra... o bombardeio chegou à nossa cidade e vamos ter que contorná-lo”, afirmou a jornalistas o prefeito Alexandre Kalil.