IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reino Unido pode seguir modelo australiano para sair da União Europeia

27/06/2020 15h39

Resumo da notícia

  • Primeiro-ministro Boris Johnson diz que Reino Unido pode sair da União Europeia mesmo sem acordo
  • Austrália não possui um acordo comercial abrangente com a União Europeia
  • Reino Unido deixou bloco em 31 de janeiro e foi estabelecido período de transição que expira em 31 de dezembro

O Reino Unido estará pronto a sair do período de transição com a União Europeia "em termos australianos", se não for alcançado um acordo sobre o futuro relacionamento, disse o primeiro-ministro Boris Johnson a seu colega polonês, Mateusz Morawiecki, neste sábado (27).

O Reino Unido deixou o bloco em 31 de janeiro e foi estabelecido um período de transição, que expira em 31 de dezembro, durante o qual o país permanece no mercado único europeu e no mercado de união aduaneira.

À medida que o final do período de transição se aproxima, aumenta a pressão para um acordo de livre comércio.

Na próxima semana, começará uma nova rodada de "intensificação das negociações", com as partes ainda muito distantes umas das outras.

"(Johnson) disse que o Reino Unido negociaria construtivamente, mas também estaria disposto a deixar o período de transição nos termos da Austrália, se um acordo não for alcançado", disse o escritório do premiê em Downing Street em comunicado.

A Austrália não possui um acordo comercial abrangente com a UE. Grande parte do comércio entre a UE e a Austrália segue as regras por padrão da Organização Mundial do Comércio, embora existam acordos específicos para o comércio de certas mercadorias.