IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gilead fixa preço de potencial remédio contra Covid-19 em US$2.340 por paciente nos EUA

29/06/2020 09h38

(Reuters) - A Gilead Sciences definiu o preço do remdesivir, seu candidato a medicamento para Covid-19, a 390 dólares por frasco para os Estados Unidos e governos de outros países desenvolvidos, informou a empresa nesta segunda-feira, fixando o preço de um tratamento de cinco dias em 2.340 dólares por paciente.

O preço para empresas privadas de seguros dos EUA será de 520 dólares por frasco, disse a empresa, o que equivale a um total de 3.120 dólares por paciente.

A Gilead firmou um acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA, no qual o departamento e os Estados irão administrar a alocação do medicamento em hospitais até o final de setembro.

Após esse período, uma vez que o fornecimento esteja menos restrito, o HHS deixará de administrar a alocação, disse a empresa.

O preço do remdesivir tem sido assunto de intenso debate desde que a FDA dos EUA, que controla medicamentos e alimentos, aprovou seu uso de emergência em pacientes de Covid-19 em maio.

Especialistas sugeriram que a Gilead precisaria evitar criar uma aparência de que está tirando proveito de uma crise de saúde para obter lucros.

Analistas de Wall Street disseram que o medicamento antiviral pode gerar bilhões de dólares em receita nos próximos dois anos se a pandemia continuar.

(Por Manojna Maddipatla em Bengaluru)