IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contração da indústria da zona do euro diminui em junho com alívio de restrições, mostra PMI

01/07/2020 07h32

LONDRES (Reuters) - A contração da indústria da zona do euro foi mais fraca do que o inicialmente calculado em junho, depois de mais economias do bloco terem aliviado restrições adotadas devido ao coronavírus, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Com as taxas de transmissão caindo em grande parte da Europa e as economias reabrindo, o PMI final de indústria se aproximou mais da marca de 50 que separa crescimento de contração em junho.

O PMI foi a 47,4 em junho de 39,4 em maio e preliminar de 46,9. O subíndice de produção saltou a 48,9 de 35,6.

"Os números finais do PMI para junho ampliam os sinais de que as fábricas da zona do euro estão vendo uma forte recuperação inicial conforme a economia suspende as paralisações pela Covid-19", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"As expectativas para o ano à frente também se recuperaram com força conforme aumentam as expectativas de que a economia continuará a encontrar seu ritmo nos próximos meses."

O subíndice de produção futura, que mede o otimismo para os próximos 12 meses, voltou a território positivo a 57,3 ante 44,6 em maio.

Entretanto, todos os outros subíndices permaneceram abaixo de 50, sugerindo que a recuperação pode ser lenta e longa.

(Reportagem de Jonathan Cable)