IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Portugal se aproxima de acordo para assumir controle da TAP, dizem fontes

02/07/2020 10h20

Por Sergio Goncalves

LISBOA (Reuters) - O governo de Portugal e os acionistas privados da companhia aérea TAP estão perto de um acordo que daria ao país uma participação controladora e evitaria uma estatização em grande escala da companhia, disseram duas fontes com conhecimento das negociações.

Portugal atualmente detém uma participação de 50% na TAP.

Uma das fontes disse que as negociações se aceleraram nas primeiras horas desta quinta-feira, levando a acordo preliminar no qual o empresário da aviação brasileiro-americano David Neeleman deixaria de ser acionista da TAP, enquanto o empresário português Humberto Pedrosa continuaria como investidor na empresa.

Neeleman e Pedrosa são os dois parceiros do consórcio Atlantic Gateway, que detém 45% da companhia aérea e até agora resistiram aos planos do governo de conceder à TAP um empréstimo de resgate de 1,2 bilhão de euros que implicaria em uma maior participação do governo na empresa. A Comissão Europeia aprovou o resgate da companhia no início deste mês.

Uma segunda fonte disse que o acordo estava quase fechado, faltando apenas alguns detalhes, principalmente sobre o aumento exato da participação do Estado e a participação final de Pedrosa.

O Ministério da Infraestrutura de Portugal se recusou a comentar.

Para chegar a um acordo, o governo português conseguiu convencer a companhia aérea brasileira Azul, fundada e parcialmente controlada por Neeleman, a renunciar ao seu direito de converter um empréstimo de 90 milhões de euros concedido em 2016 em ações da TAP, disse uma das fontes.