IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da França vê retomada total do PIB após paralisação por causa de coronavírus

06/07/2020 15h53

PARIS (Reuters) - A economia francesa está a caminho de recuperar neste trimestre provavelmente o tanto que recuou nos três meses anteriores, estimou o banco central nesta segunda-feira, mencionando que pode precisar revisar sua previsão para 2020.

A segunda maior economia da zona do euro poderá crescer a uma taxa sem precedentes de 14% no terceiro trimestre caso a atividade permaneça pelo menos nos atuais níveis, afirmou o Banco da França.

O banco estimou que a economia tenha encolhido 14%, nível igualmente sem precedentes, no segundo trimestre, levemente menos que sua projeção anterior, de contração de 15%.

O governo impôs uma das mais rígidas paralisações da Europa em meados de março, que levou a economia a um mergulho de 5,3% apenas no primeiro trimestre. As restrições da paralisação começaram a ser afrouxadas em 11 de maio.

O banco central estimou que a economia estava operando 7% abaixo dos níveis normais, uma melhora em relação aos 9% do mês passado e 32% do início da paralisação, em março.

Caso a recuperação se mantenha nos trilhos e o surto continue sob controle, o Banco da França disse que pode revisar para cima sua previsão de contração econômica de 10% neste ano, já mais otimista que a queda de 11% esperada pelo governo.

(Por Leigh Thomas)