IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China precisa de mais ganhos no mercado acionário para ampliar força, diz mídia estatal

06/07/2020 08h07

XANGAI (Reuters) - Em um mundo remodelado pelo coronavírus, a China precisa de mais ganhos no mercado acionário para financiar uma economia digital em rápido desenvolvimento e fortalecer sua posição nas crescentes rivalidades de poderes, afirmou a mídia estatal nesta segunda-feira.

A economia da China está se recuperando, enquanto seus mercados de capital passam por uma reforma e atraem dinheiro doméstico e externo, abrindo espaço para um mercado altista saudável, disse em editorial nesta segunda-feira o China Securities Journal, veículo oficial.

O comentário do jornal, que é afiliado à agência de notícias estatal Xinhua, indica suporte do governo para uma alta no mercado acionário após recente recuperação forte. O índice de blue-chips da China saltou 5,7% nesta sessão após ganho de 7% na semana passada.

Um mercado de capital vibrante pode ajudar a economia chinesa a "gerar novas oportunidades na crise, e trilhar novos caminhos em um mundo em mudança", disse o editorial.

A China vem acelerando as reformas do mercado de capital em meio a tensões relacionadas à tecnologia com os Estados Unidos, enquanto as relações pioraram devido ao coronavírus.

Com a cadeia de oferta global sendo reformulada e as rivalidades de poder se intensificando, a China será auxiliada por um mercado financeiro maduro, completou o editorial.

(Reportagem de Samuel Shen e Andrew Galbraith)