IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do investidor da zona do euro aumenta em julho, mas recuperação pode estagnar--Sentix

06/07/2020 09h51

BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro melhorou pelo terceiro mês consecutivo em julho, mas uma queda nas expectativas sugere que a recuperação do impacto da pandemia de coronavírus poderá enfraquecer em breve, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O índice da Sentix para a zona do euro subiu para -18,2, ante -24,8 em junho. Analistas consultados pela Reuters previam leitura de -10,9, segundo estimativa de consenso.

O índice da situação atual subiu pelo segundo mês consecutivo, para -49,5, de -61,5 em junho. No entanto, o índice de expectativas para o bloco caiu para 19,5, ante 21,8.

"Existe o perigo de que a 'ascensão' perca força já no verão (europeu)", disse o diretor administrativo da Sentix, Manfred Huebner.

Investidores disseram esperar que apenas cerca de 60% das perdas econômicas relacionadas ao coronavírus sejam recuperadas dentro de um ano na zona do euro.

Na Alemanha, investidores esperam que apenas cerca de 65% das perdas sejam compensadas em um ano, apesar do pacote de estímulo econômico do governo, com o índice de expectativas também recuando ligeiramente na maior economia da Europa.

A Sentix consultou 1.109 investidores entre 2 e 4 de julho.

(Reportagem de Emma Thomasson)