IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

De olho nos EUA, parlamentares da UE buscam retaliação comercial mais rápida

06/07/2020 16h17

BRUXELAS (Reuters) - Parlamentares da União Europeia (UE) apoiaram em massa uma proposta nesta segunda-feira para permitir que a UE retalie mais rapidamente disputas comerciais, focando tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Os parlamentares do comitê de comércio do Parlamento Europeu votaram por 32 a três para ampliar os poderes do bloco de 27 países e impedir outros países de violarem regras globais de comércio.

"Não podemos permitir que um país nos atinja ilegal e unilateralmente sem que possamos reagir imediatamente. Temos que garantir que todos sigam as regras do comércio internacional", disse Marie-Pierre Vedrenne, parlamentar responsável pelo processo.

O chefe de comércio da UE, Phil Hogan, disse nesta segunda-feira que o recente anúncio de uma série de novas investigações comerciais pelos EUA é totalmente inaceitável.

A proposta pode ser enfraquecida após negociações com os governos da UE, mas sinaliza claramente a disposição de Bruxelas de adotar mais rigor no comércio.

Por 25 anos, a Organização Mundial do Comércio (OMC) interveio em disputas comerciais, com decisão de um painel de três pessoas sujeita a possíveis apelos ao Órgão de Apelação da OMC.

No entanto, os Estados Unidos paralisaram nomeações para o Órgão de Apelação, reclamando que passava dos limites do mandato e deixando um número insuficiente de membros no comando.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)