IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca deseja rápida recuperação a Bolsonaro, diagnosticado com covid-19

Porta-voz da Casa Branca disse a repórteres: "Desejamos bem a ele e uma rápida recuperação" - OlegAlbinsky/Getty Images/iStockphoto
Porta-voz da Casa Branca disse a repórteres: "Desejamos bem a ele e uma rápida recuperação" Imagem: OlegAlbinsky/Getty Images/iStockphoto

Da Reuters, em Washington

07/07/2020 17h39

A Casa Branca desejou uma rápida recuperação ao presidente Jair Bolsonaro hoje, após a confirmação de que foi contaminado pelo novo coronavírus.

A porta-voz da Casa Branca Kayleigh McEnany disse a repórteres que não havia conversado com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o anúncio feito por Bolsonaro, mas acrescentou: "Desejamos bem a ele e uma rápida recuperação."

Bolsonaro, que diversas vezes minimizou a Covid-19 e inclusive a descreveu como "gripezinha", afirmou mais cedo nesta terça que teve resultado positivo em teste para a doença realizado na véspera, mas acrescentou estar se sentindo bem.

Desde o início da pandemia o presidente brasileiro tem repetido muitas das posturas de Trump de minimizar o coronavírus.

Um exemplo dessa postura semelhante é a defesa veemente do uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. Já na segunda, antes mesmo do resultado de seu exame, Bolsonaro disse ter começado a usar o medicamento, que não tem comprovação científica de eficácia contra o coronavírus.

Bolsonaro já havia realizado testes para covid-19, que tiveram resultado negativo, depois que vários assessores próximos, incluindo ministros, foram diagnosticados com a doença após uma visita ao resort de Trump na Flórida.

No fim de semana, Bolsonaro e cinco ministros participaram de almoço na embaixada norte-americana em Brasília para comemorar o aniversário da independência dos EUA.

A embaixada informou hoje via Twitter que o embaixador Todd Chapman e sua esposa "testaram negativo e permanecerão em casa em quarentena". Segundo o tuíte, a embaixada está avaliando toda a equipe que pode ter sido exposta à covid-19.

O Brasil é o segundo país do mundo mais atingido pela covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 1,6 milhão de casos confirmados e mais de 65 mil mortos.

O chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, também desejou nesta terça que Bolsonaro tenha uma rápida recuperação.