IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canadá registrará maior déficit desde Segunda Guerra Mundial devido a gastos por causa de Covid-19

08/07/2020 16h22

OTTAWA (Reuters) - O déficit orçamentário do Canadá deve atingir 343,2 bilhões de dólares canadenses (253,4 bilhões de dólares norte-americanos), o maior desde a Segunda Guerra Mundial, em meio a gastos recordes em ajuda emergencial em resposta à pandemia de Covid-19, afirmou o departamento de finanças do Canadá nesta quarta-feira.

A projeção é muito superior aos 28,1 bilhões de dólares canadenses que os liberais do governo do Canadá haviam projetado em dezembro de 2019, antes que grande parte da economia canadense fosse temporariamente fechada para conter a propagação do novo coronavírus.

"Essa pandemia não acabou", disse o ministro das Finanças, Bill Morneau, em discurso a parlamentares que não mencionou retorno ao equilíbrio.

"Com uma crise dessa magnitude, alguém terá que arcar com os custos, e o governo federal está em uma posição única para assumir essa responsabilidade."

O Canadá forneceu mais de 212 bilhões de dólares canadenses em apoio direto contra o Covid-19, disse Morneau, e quase 14% do Produto Interno Bruto (PIB) em suporte no total. Enquanto isso, as receitas orçamentárias devem cair em níveis não vistos desde a Grande Depressão e recuar duas vezes mais do que após a crise financeira global de 2008.

A dívida federal em relação ao PIB deve bater 49,1% em 2020-21, ante os 30,9% previstos em dezembro de 2019. Mas Ottawa também disse que os encargos com juros da dívida pública serão inferiores aos esperados anteriormente.

(Reportagem de Julie Gordon e Kelsey Johnson)