IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ambipar levanta cerca de R$1 bi em IPO no topo da faixa indicativa

09/07/2020 19h57

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de gestão de resíduos e de resposta a emergências Ambipar precificou sua oferta pública inicial de ações no topo da faixa indicativa nesta quinta-feira, segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários.

A oferta, que ocorreu em meio aos impactos da pandemia de coronavírus, elevando demanda por serviços de descontaminação, trazia como faixa indicativa para as ações preço de entre 18,75 e 24,75 reais por ação. Os coordenadores da operação são Bradesco BBI, BTG Pactual e Bank of America.

A operação previa emissão de lote inicial de 38 milhões de ações, que poderia ser acrescido de até 5,7 milhões de papéis suplementares. Com isso, a empresa levantou cerca de 1,08 bilhão de reais, segundo dados da CVM.

Investidores atuais da companhia - Cristhianne Borlenghi Donadio, Daniela Borlenghi Iglesias Balseiro e Débora Lemos Borlenghi - ainda poderiam vender lote adicional de 7,6 milhões de ações, segundo o prospecto da operação, o que não ocorreu, informou uma fonte próxima da transação.

A companhia vai usar os recursos para renegociar e/ou antecipar pagamentos de dívidas com custo de captação elevado e investir na expansão orgânica, por meio da construção de novas bases operacionais e escritórios comerciais. Os recursos também poderão ser usados em aquisições no Brasil e no exterior.

O mercado de capitais brasileiro voltou à atividade com toda força no segundo trimestre do ano, impulsionado por investidores locais procurando alternativas aos retornos mínimos com renda fixa, ainda que a crise do Covid-19 continue aumentando o impacto negativo sobre a economia.

As ofertas de ações de empresas brasileiras cresceram 10% no primeiro semestre, para 9,9 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv, surpreendendo muitos banqueiros de investimento, especialmente pelo contraste com a paralisia do mercado de fusões e aquisições.

A Ambipar foi fundada em 1995 por Tercio Borlenghi Junior, presidente do conselho de administração e acionista controlador. A empresa começou desempenhando atividades relacionadas a gerenciamento de resíduos e em 2008 passou a atuar também na resposta a emergências e a fazer aquisições estratégicas.

Segundo o prospecto, no primeiro trimestre, a Ambipar teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 40,2 milhões de reais. Em todo 2019, o Ebitda apurado foi de 131,97 milhões de reais.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Tatiana Bautzer e Carolina Mandl)