IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Remoção de equipamentos da Huawei seria custosa para Reino Unido, afirmam Vodafone e BT

09/07/2020 12h07

Por Paul Sandle

LONDRES (Reuters) - A recuperação do Reino Unido da pandemia de Covid-19 pode ser prejudicada se o governo exigir uma rápida remoção de equipamentos de telecomunicações fabricados pela Huawei das redes móveis, alertaram a Vodafone e a BT nesta quinta-feira.

A segunda maior operadora de telefonia do mundo, a Vodafone, disse que custaria "bilhões de dólares" para remover o equipamento da Huawei.

A BT estimou o custo de cumprir um requisito existente para reduzir o uso de equipamentos da Huawei em 500 milhões de libras.

"Estou preocupado que uma imposição ultra agressiva de uma mudança de política possa prejudicar nossa recuperação econômica no Reino Unido", disse Andrea Dona, chefe de tecnologia da Vodafone UK, a parlamentares britânicos.

A Vodafone e a BT precisam de um período mínimo de cinco anos, idealmente sete anos, para evitar grandes interrupções nas redes do Reino Unido, disseram seus chefes de tecnologia aos parlamentares.

Em janeiro, o Reino Unido limitou o papel da Huawei em suas redes 5G em 35% e a proibiu o envolvimento da empresas nas partes mais sensíveis do sistema.

Os Estados Unidos alegam que o governo chinês poderia usar os equipamentos da Huawei para espionagem, o que a Huawei nega.

O governo britânico disse que novas sanções dos EUA à tecnologia de chips podem prejudicar a capacidade da Huawei de fornecer equipamentos de rede cruciais.

Os chefes da Huawei no Reino Unido disseram aos legisladores que era muito cedo para quantificar o impacto das sanções a longo prazo e que nenhuma decisão precipitada deveria ser tomada.