IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Doria renova quarentena em SP até 30 de julho e diz que pandemia está em platô no Estado

10/07/2020 13h32

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira a renovação da quarentena no Estado de 15 a 30 de julho, apesar do afrouxamento das medidas contra o coronavírus, e afirmou que a pandemia de Covid-19 está entrando em um platô em todo o território paulista.

"Estamos ingressando em uma fase de platô no Estado de São Paulo. Depois de um longo período enfrentando o pico --não apenas na capital de São Paulo, mas em todo o Estado de São Paulo--, agora estamos ingressando no platô", disse Doria durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

"Isto não significa relaxamento", acrescentou.

As autoridades do Estado também anunciaram a nova atualização do plano de reabertura de setores da economia no Estado, e agora a maior parte da região metropolitana da capital paulista poderá reabrir bares e restaurantes, em horário reduzido, como já havia sido feito nesta semana na cidade de São Paulo e nos municípios do ABC Paulista e da região sudoeste da região metropolitana.

Além disso, as regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira também entraram na mesma fase da capital.

Pela nova atualização, numa mudança em relação à anterior, a maior parte do Estado entrará na fase em que é permitido o funcionamento do comércio de rua, de shoppings centers, de escritórios e concessionárias de veículos.

Estão na fase mais restritiva, na qual somente as atividades consideradas essenciais podem operar, as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba.

Também presente na entrevista coletiva, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse que o governo municipal assinará nesta tarde o protocolo para que as academias de ginástica da capital voltem a operar a partir de segunda-feira. Na véspera, ele havia anunciado que 70 dos 108 parques municipais da cidade também reabrirão, mas somente aos dias de semana.

O Estado de São Paulo é o mais atingido do país pela doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, com 359.110 casos e 17.442 mortes, de acordo com dados divulgados pelo governo paulista nesta sexta-feira.