IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sabesp assina últimos contratos para sanear bacia do rio Pinheiros

Vista da Marginal Pinheiros, sentido zona sul, ao lado da raia da USP - FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista da Marginal Pinheiros, sentido zona sul, ao lado da raia da USP Imagem: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

Da Reuters, em São Paulo

10/07/2020 17h28

A Sabesp anunciou nesta sexta-feira que assinou os últimos quatro contratos, no valor total de 459 milhões de reais, necessários para cumprir promessa do governo do Estado de São Paulo de limpar o rio Pinheiros até 2022.

Os contratos, fazem parte de um conjunto de investimentos estimado em 1,7 bilhão de reais para limpeza do rio, e vão ampliar a coleta e o tratamento do esgoto de 164 mil imóveis em subbacias da região metropolitana. Segundo a companhia, as obras vão beneficiar diretamente uma população de quase 490 mil pessoas em todo o entorno.

As obras e ações para a limpeza do rio estão sendo contratadas na modalidade de performance, afirmou a Sabesp. Com esse modelo, a empresa que vence a licitação fica responsável por todas as obras de ampliação e adequação do sistema de esgotamento sanitário e sua remuneração depende do resultado obtido.

"Para avaliar a performance, serão consideradas metas como o total de novos imóveis conectados ao sistema de tratamento de esgoto e a qualidade da água do córrego", afirmou a companhia.

A próxima etapa do plano é a contração de unidades de recuperação da qualidade da água de córregos, chamadas de URQs, disse a companhia. Elas serão implantadas para tratar o esgoto de áreas informais, onde a ocupação não deixou espaço para a instalação de infraestrutura de coleta.