IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plano orçamentário da UE está aquém de metas climáticas, dizem pesquisadores

14/07/2020 10h20

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - Uma proposta da Comissão Europeia para o orçamento de longo prazo e para o fundo de recuperação da União Europeia (UE) ameaça deixar um enorme déficit no investimento "verde" necessário para cumprir as metas climáticas da Europa, disseram pesquisadores nesta terça-feira.

Com a pandemia de coronavírus levando a UE a uma profunda recessão, líderes dos 27 países do bloco se reunirão em Bruxelas na sexta-feira para tentar chegar a um acordo sobre o orçamento do bloco para o período de 2021 a 2027 e um fundo de estímulo econômico.

A Comissão Europeia propôs um pacote de 1,85 trilhão de euros que, segundo a comissão, promoverá uma recuperação nas economias atingidas pelo coronavírus na Europa, com base em indústrias e tecnologias "verdes" que ajudam a reduzir emissões de gases de efeito estufa que alimentam as mudanças climáticas.

Mas apenas 80 bilhões de euros estão seguramente destinados à proteção do clima, de acordo com análise da consultoria Climate & Company e do think tank Agora Energiewende, ambos com sede na Alemanha, publicada nesta terça-feira.

Mas, segundo pesquisadores, 2,4 trilhões de euros em investimentos de baixo carbono são necessários até 2027 para cumprir as atuais metas de redução de emissões da UE.

Eles disseram que as prioridades de investimento deveriam ser expandir rapidamente a capacidade de geração de energia renovável, de produção de hidrogênio limpo, reforma de edifícios para deixá-los preparados para economia de energia e infraestrutura para recarga de veículos elétricos.

"Existe uma discrepância real entre a narrativa que estamos vendo no mais alto nível político e os detalhes das propostas", disse Matthias Buck, chefe de política energética europeia da Agora Energiewende.

A Comissão disse que não poderia comentar sobre um estudo não publicado.

A Comissão afirmou que 25% do orçamento da UE deveriam apoiar a ação climática. Mas os pesquisadores disseram que a falta de medidas de fiscalização e aplicação criava um "enorme risco político" de que esse dinheiro seja gasto em investimentos que poluem.

Mesmo que todos os fundos da UE fizessem a contribuição climática máxima possível, isso somaria apenas 675 bilhões de euros até 2027.

(Reportagem de Kate Abnett)