IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Questionado se está preparado para assumir Presidência, Mourão brinca e evita resposta direta

14/07/2020 19h13

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, evitou nesta terça-feira responder diretamente a uma pergunta sobre estar preparado para assumir a Presidência da República, caso seja necessário.

Mourão participava de debate no Senado sobre Conselho Nacional da Amazônia Legal e o Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia, quando foi questionado pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) sobre a hipótese.

"Se eu estou preparado para assumir a Presidência da República, essa é uma pergunta realmente complicada, viu, senador?", argumentou.

"Porque, se eu respondo que sim, o chefe, que está lá no Palácio da Alvorada se recuperando do Covid, vai dizer 'esse cara está de olho no meu cargo'", disse, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro, isolado na residência oficial após testar positivo para o novo vírus.

"E se eu respondo que não, as senhoras e os senhores vão pensar 'ora, não temos ninguém para substituir o presidente'", afirmou Mourão.

Pouco antes, Kajuru considerou que não seria "descabido" perguntar se o vice estaria preparado ou "o país vai ter de esperar mais um tempo para o senhor estar apto para a função, como acontece com o presidente Bolsonaro, a mim ainda não preparado".

Bolsonaro anunciou na última terça-feira resultado positivo em teste para Covid-19, após meses minimizado a pandemia e contrariando recomendações de especialistas. Desde então, tem afirmado estar se sentindo bem.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)