IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CORREÇÃO-Ibitu, da Castlelake, prevê investir até R$5 bi em energia renovável no Brasil em 5 anos

15/07/2020 12h40

(Esclarece no título e no 1º parágrafo que o investimento será feito pela Ibitu, não pela Castlelake)

SÃO PAULO (Reuters ) - A Ibitu Energia, detida pela gestora de recursos Castlelake, tem planos de investir entre 4 bilhões e 5 bilhões de reais em energias renováveis no Brasil nos próximos cinco anos, informou a empresa nesta quarta-feira.

O anúncio foi feito após a gestora norte-americana ter fechado a aquisição da unidade de geração da construtora Queiroz Galvão no país.

Por meio da Ibitu Energia, a Castlelake passou a operar uma carteira de empreendimentos locais que soma 832 megawatts em capacidade.

A objetivo da Ibitu Energia é dobrar a capacidade instalada nos próximos cinco anos, disse o presidente da companhia, Gustavo Ribeiro.

"Estamos avaliando todas as possibilidades para sustentar nossa expansão e trabalhamos, simultaneamente, na estabilização da companhia nos aspectos operacionais, organizacionais e financeiros", afirmou ele, em nota.

O executivo acrescentou que a expansão poderia se dar tanto com investimento em novos projetos (greenfield) quanto por meio da aquisição de ativos existentes (brownfield).

A empresa também informou que está em estudo o desenvolvimento de novos projetos de geração eólica, solar ou híbrida (combinando ambas as fontes) que totalizariam mais de 1,2 gigawatts.

Além do negócio com a Queiroz Galvão, a gestora americana Castlelake já havia investido no Brasil por meio da Vientos Energy, que comprou dois projetos solares.

(Por Luciano Costa)