IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BC britânico vê economia do Reino Unido começando a se recuperar

17/07/2020 09h50

LONDRES (Reuters) - O presidente do banco central britânico, Andrew Bailey, disse nesta sexta-feira que a economia do Reino Unido está começando a se recuperar da quarentena devido ao coronavírus, mas alguns setores que empregam um número grande de pessoas permanecem fracos e as perspectivas de longo prazo não são claras.

"Estamos vendo o retorno das atividades. Estamos começando a ver essa recuperação", disse Bailey durante um webinar organizado pelo banco central.

Há sinais de atividade retornando "com força" no mercado imobiliário e nas vendas de carros novos, mas não em hotelaria e entretenimento, que empregam um grande número de pessoas, muitas delas com baixos salários, disse ele.

Há uma "questão muito grande" sobre como as pessoas serão cautelosas em voltar à vida como antes da crise e também há riscos de uma segunda onda de Covid-19, ou de surtos localizados, disse Bailey.

Além disso, o Banco da Inglaterra não sabe quanto dano a longo prazo a economia sofrerá como resultado da falência de empresas.

"Ainda não sabemos a história completa", disse ele, em resposta a uma pergunta sobre se ele compartilha a opinião do economista-chefe do banco central, Andy Haldane, de que a economia aparentemente terá uma rápida recuperação em forma de V.

Nesta semana, analistas do Reino Unido disseram que a economia pode encolher mais de 14% este ano se houver danos duradouros do coronavírus.

(Reportagem de William Schomberg)