IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chevron comprará Noble Energy em negócio de US$5 bi

20/07/2020 12h05

(Reuters) - A petroleira Chevron anunciou nesta segunda-feira que chegou a acordo para comprar a Noble Energy por cerca de 5 bilhões de dólares, no maior negócio fechado no setor de energia dos Estados Unidos desde que a crise do coronavírus derrubou a demanda global por petróleo e levou os preços a mínimas históricas.

Os ativos da Noble expandirão a presença da Chevron na bacia DJ, no Colocado, e na bacia de Permian, entre o Texas Ocidental e o Novo México-- onde as margens e as atividads de perfuração foram fortemente impactadas pelo colapso dos preços neste ano.

A Chevron, que vinha sofrendo pressão para expandir a produção antes de uma queda na produtividade de seus ativos em Permian,tentou no ano passado dobrar sua aposta no "shale" com uma oferta pela Anadarko Petroleum Corp, mas foi superada por uma proposta maior da Occidentral Petroleum.

"O negócio (pela Noble) cumpre todos os requisitos que vínhamos consistentemente colocando como o tipo de coisas pelas quais vínhamos buscando", disse o presidente-executivo da Chevron, Michael Wirth.

A transação também envolve o importante campo de Leviathan, o maior de gás natural no leste do Mediterrâneo.

Os preços do petróleo chegaram a desabar para mínimas históricas neste ano, tocando valores negativos em abril, à medida que a crise do coronavírus paralisou viagens e pesou sobre a demanda por energia.

Embora os preços tenham se recuperado desde então, eles seguem deprimidos, uma vez que novos casos de coronavírus ameaçam impactar a recuperação da demanda global por combustíveis, o que torna mais baratos ativos no setor.

Apenas sete meses atrás, a Noble tinha um valor de mercado de cerca de 12 bilhões de dólares.

A Chevron era amplamente vista com um exemplo de disciplina financeira no setor e esteve entre as primeiras empresas a anunciar sinificaivos cortes de orçcamento à medida que demanda caiu. A empresa ainda recebeu 1 bilhão de dólares após não ter concluído o negócio pela Anadarko.

A oferta da Chevron avalia a Noble em 10,38 dólares por ação, com um prêmio de 7,5% na comparação com o fechamento do papel na sexta-feira. O acordo avalia a Noble em cerca de 13 bilhões de dólares se consideradas as elevadas dívidas da empresa.

Os acionistas da Noble ficariam com cerca de 3% na companhia resultante da transação após seu fechamento, esperado para o último trimestre.

O acordo deve ajudar a Chevron a cortar 300 milhões de dólares em custos anuais e aumentar seu fluxo de caixa livre, assim como os dividendos por ação depois de concluída, caso os preços do petróleo fiquem ao menos na casa dos 40 dólares, disse a petroleira.

(Por Shanti S Nair em Bangalore)