IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Parlamento da UE vai bloquear acordo de recuperação se não atender a exigências

20/07/2020 09h14

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - O Parlamento Europeu vai recusar apoio a qualquer acordo fechado por governos da UE sobre o pacote de estímulo ao bloco devido ao coronavírus se ele não atender a certas condições, disse seu líder nesta segunda-feira.

A cúpula da UE chegou ao quarto dia esta segunda-feira, com os país membros discutindo o pacote proposto de 1,8 trilhão de euros para o próximo orçamento de longo prazo e um fundo de recuperação do coronavírus.

Legisladores da UE querem que o pacote inclua medidas para defender o Estado de direito, que pode congelar o financiamento a países que desrespeitam os princípios democráticos. Hungria, com apoio da Polônia, ameaçou vetar o pacote se os desembolsos dependerem de tais condições.

David Sassoli disse a líderes da UE que mesmo que eles fechem um acordo, o pacote ainda precisará da aprovação do Parlamento europeu.

"O Parlamento europeu definiu suas prioridades e espera que elas sejam cumpridas", disse ele em comunicado.

"Se essas condições não forem atendidas adequadamente, o Parlamento europeu não dará seu consentimento."

Os parlamentares também querem o fim das reduções a contribuições para os cofres conjuntos da UE e quer que novos impostos ajudem a pagar os 750 bilhões de euros que a comissão planeja tomar emprestado no mercado para criar o fundo de recuperação.