IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China fecha compra de soja dos EUA pelo segundo dia consecutivo

21/07/2020 11h13

Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) - A China agendou uma pequena compra de soja dos EUA, no segundo dia consecutivo de aquisições da oleaginosa junto aos norte-americanos, disse o Departamento de Agricultura do país (USDA) nesta quinta-feira.

As vendas somam-se a uma série de compras recentes da China, o maior mercado de exportações para os produtos agrícolas dos EUA.

Exportadores privados registraram junto ao USDA a venda de 126 mil toneladas de soja à China para entrega no ano comercial 2020/21, que começa em setembro.

O USDA também registrou vendas de 180 mil toneladas de soja e 207,8 mil toneladas de milho para destinos não revelados.

Desde 10 de julho, o USDA já reportou compras pela China de 3,259 milhões de toneladas de milho norte-americano, além de 1,298 milhão de toneladas de soja e 320 mil toneladas de trigo.

A China afirmou na semana passada que segue comprometida com o acordo comercial Fase 1 alcançado junto aos Estados Unidos neste ano, mas alertou que poderá responder a provocações de Washington, à medida que as relações entre os países continuam a se deteriorar.

A China precisaria aumentar dramaticamente suas compras de produtos agrícolas dos EUA nos próximos meses para cumprir totalmente os compromissos da Fase 1 do acordo comercial, que prevê importações de 36,5 bilhões de dólares no primeiro ano do pacto, assinado em janeiro.

Dados do governo dos EUA mostram que a China importou pouco mais de 6 bilhões de dólares em produtos agrícolas dos EUA entre janeiro e maio.