IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dona da OLX compra unidade de classificados do eBay por US$9,2 bi

21/07/2020 10h21

Por Nerijus Adomaitis e Pamela Barbaglia

OSLO/LONDRES (Reuters) - O eBay fechou acordo para vender sua unidade de classificados para a norueguesa Adevinta em um negócio avaliado em 9,2 bilhões de dólares e que cria o maior grupo de anúncios classificados do mundo.

A Adevinta detém marcas como a OLX, no Brasil, e a francesa Leboncoin, além de dezenas de operações na Europa, Américas e Norte da África.

O eBay vai receber 2,5 bilhões de dólares em dinheiro e 540 milhões em ações da Adevinta, o que tornará a companhia norte-americana maior acionista do grupo norueguês, com uma participação de 44%.

"A Adevinta se torna a maior empresa de classificados do mundo, com um porfólio único de marcas de marketplaces", disse o presidente-executivo da Adevinta, Rolv Erik Ryssdal.

A companhia combinada terá presença em 20 países, com a Europa sendo o maior mercado. A receita estimada é de 1,8 bilhão de dólares e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização é de quase 600 milhões.

Ryssdal disse que a crise do coronavírus impulsionou markeplaces online e alguns sites da Adevinta receberam mais tráfego em junho que no mesmo período do ano passado, se recuperando da forte queda registrada em março.

As ações da Adevinta, que se separou da companhia nórdica de mídia Schibsted e foi listada na bolsa de Oslo no ano passado, saltaram quase 40% depois que os negócios foram retomados. As ações da Schibsted subiram cerca de 20%.