PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Minério de ferro sobe na China acompanhando mercado de ações local

21/07/2020 07h55

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China avançaram nesta terça-feira, acompanhando um sentimento altista no mercado acionário chinês e nos mercados de metais básicos e ignorando uma maior produção da mineradora brasileira Vale no segundo trimestre.

O minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian encerrou em alta de 2,8%, a 841 iuanes (120,32 dólares) por tonelada, após três dias consecutivos de baixa.

Na bolsa de Cingapura, ele subiu 2,4%, para 108,60 dólares por tonelada, na sequência de quatro dias consecutivos de retração.

As ações na China subiram 3% na segunda-feira, impulsionadas por movimento de reguladores para impulsionar o mercado, com a retirada de teto de investimentos para seguradoras e com incentivos a fusões e aquisições entre corretoras e casas de fundos mútuos.

A alta do minério de ferro continuou a desafiar fundamentos, com o contrato de referência em Dalian a caminho do quinto mês seguido de ganhos, enquanto os preços spot operam ao redor de máximas em um ano, o que leva analistas a alertar sobre risco de uma significativa correção.

"Uma recuperação nos embarques da Vale e o aumento dos estoques de minério nos portos chineses apontam para uma iminente correção", disseram analistas do Morgan Stanley em nota com data de 19 de julho.

A produção de minério de ferro da Vale cresceu 5,5% na comparação anual e avançou 13,4% ante o primeiro trimestre, apesar do impacto do novo coronavírus.

Outra grande produtora, a BHP, disse que a produção em seu quarto trimestre cresceu 7%, para uma máxima recorde, mas alertou que novos surtos de Covid-19 ameaçam as perspectivas de demanda no curto prazo.

No aço, o vergalhão para construção na bolsa de futuros de Xangai fechou em alta de 1,2%.