IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Paraná conclui plantio de trigo; colheita de milho 2ª safra alcança 17% da área

21/07/2020 13h53

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná, líder em produção de trigo no Brasil, concluiu o plantio do cereal, com avanço de um ponto percentual nos trabalhos de semeadura na última semana, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgados nesta terça-feira.

Na avaliação do Deral, 90% das lavouras estão em condições boas, apesar de chuvas ocorridas no Estado durante o mês. No mesmo período do ano passado, somente 63% das áreas estavam nesta classificação.

Nesta safra, a produção de trigo no Paraná está estimada em 3,67 milhões de toneladas, aumento de 72% ante a temporada passada, quando a cultura sofreu com problemas climáticos.

Já a colheita paranaense de milho segunda safra avançou seis pontos percentuais em relação à semana anterior, para 17% da área, informou o Deral nesta terça-feira.

Os trabalhos permanecem com grande atraso na comparação com a mesma época do ano passado, quando 65% da área já estava colhida no Estado.

Em 2019, no entanto, os produtores conseguiram acelerar a passagem das colheitadeiras na safrinha devido a uma antecipação nos trabalhos da soja de verão e, consequentemente, no cultivo do milho segunda safra.

Quando comparada com 2018, a colheita de milho está três pontos percentuais adiantada.

Cerca de 45% das lavouras da safrinha estão em condições boas, enquanto 38% são consideradas médias. Ainda de acordo com o Deral, 78% das áreas estão em fase de maturação.

(Por Nayara Figueiredo)