IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa oscila sem viés definido, enquanto Weg dispara após resultado

22/07/2020 12h29

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista não mostrava uma tendência clara nesta quarta-feira, com Weg disparando após abrir a temporada de resultados do Ibovespa com alta de 32% no lucro do segundo trimestre, apesar dos efeitos da pandemia de Covid-19, enquanto a queda de blue chips pressionava negativamente.

Às 12:17, o Ibovespa caía 0,31%, a 103.986,64 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 104.979,95 pontos. Na mínima, registrou 104.063,78 pontos. O volume financeiro era de 11,7 bilhões de reais.

No exterior, em meio ao aumento da tensão nas relações entre Washington e Pequim, Wall Street mostrava variações tímidas, com o S&P 500 estável, enquanto o Nasdaq Composite cedia 0,1%, tendo ainda balanços no radar - Microsoft e Tesla reportam resultados após o fechamento.

Os Estados Unidos disseram à China para fechar seu consulado em Houston, aprofundando a deterioração nas relações bilaterais, e uma fonte afirmou que Pequim considera fechar o consulado norte-americano em Wuhan.

No Brasil, o começo da temporada de balanços trimestrais repercute nos negócios e agentes financeiros estão atentos para os efeitos nas companhias do período mais agudo da crise desencadeada pelo coronavírus.

De acordo com a equipe do BTG Pactual, a partir desse momento, a volatilidade se torna muito mais individual, e dependendo dos resultados haverá movimentações abruptas nos preços das ações.

DESTAQUES

- WEG ON disparava 11,21%, tendo renovado máxima intradia a 67,07 reais, após atravessar a primeira onda da pandemia de Covid-19 com crescimento de lucros, receitas, margens e retorno no segundo trimestre, em resultado que a equipe da Guide Investimentos classificou como "bastante sólido e positivo". No ano, os papéis já sobem mais de 90%.

- B2W ON avançava 3,71%, também tendo batido recorde intradia a 124,98 reais. O conselho de administração da varejista de comércio eletrônico aprovou aumento do capital de 4 bilhões de reais, para subscrição privada, a 115 reais por papel, para acelerar o plano estratégico de crescimento, incluindo eventuais aquisições estratégicas.

- CIELO ON tinha elevação de 6,38%, entre os destaques. Mais cedo nesta semana, diretor do Banco Central afirmou que o BC autorizará a realização de pagamentos por meio do Whatsapp - que anunciou no mês passado parceria com algumas instituições entre elas a Cielo - se as regras forem respeitadas.

- VIA VAREJO ON subia 2,33%. A XP Investimentos retomou a cobertura das ações com recomendação de compra e preço-alvo de 28 reais. "Acreditamos que as preocupações dos investidores em relação à liquidez de curto prazo da companhia tenham sido endereçadas e que a companhia tenha reduzido algumas das lacunas em relação a seus competidores", argumentou.

- KLABIN UNIT valorizava-se 0,48%, após seu conselho de administração aprovar acordo que prevê a incorporação da Sogemar pela companhia por 367 milhões de reais, negócio que colocará fim aos royalties pagos pela empresa à família controladora da fabricante de papéis e celulose.

- QUALICORP ON recuava 4,80%, ainda enroscada pelo noticiário da véspera, com o ex-presidente da companhia José Seripieri Filho entre os alvos de operação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral de São Paulo sobre suposto uso caixa dois pelo senador José Serra (PSDB-SP) em campanha de 2014.

- IRB BRASIL RE perdia 3,99%, no terceiro pregão consecutivo de perdas, com agentes financeiros ainda melindrados após a resseguradora revisar balanços anteriores após fraude contábil, entre outras adversidades envolvendo a companhia.

- PETROBRAS ON cedia 1,03%, acompanhando o declínio nos preços do petróleo no exterior e tendo ainda no radar a queda de 3,7% na produção total de petróleo e gás da companhia no segundo trimestre em relação ao primeiro, para 2,8 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed).

- VALE ON recuava 0,62%, mesmo com a alta dos futuros do minério de ferro na China por expectativas de uma firme demanda pela matéria-prima usada na fabricação do aço à medida que a época de chuvas chega ao final no leste da China.

- ITAÚ UNIBANCO PN caía 2,24% e BRADESCO PN recuava 1,76%, pensando negativamente no Ibovespa.

- TIM ON recuava 3,13%, entre os destaques negativos do Ibovespa, no segundo pregão de queda, após fechar em alta de mais de 6% na segunda-feira, na esteira de proposta conjunta, que ainda incluiu a Telefônica Brasil e a América Móvil, pela unidade móvel da operadora Oi, em recuperação judicial. TELEFÔNICA BRASIL PN perdia 3,03%.