IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão melhora visão econômica pelo 2º mês mas mostra cautela com casos de coronavírus

22/07/2020 08h07

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão melhorou ligeiramente sua visão econômica pelo segundo mês seguido em julho, embora autoridades admitam que a situação continua grave diante do novo aumento nos casos de coronavírus em muitas partes do mundo.

O governo descreveu a terceira maior economia do mundo como "mostrando sinais de aceleração" da recessão provocada pela Covid-19, destacando um otimismo cauteloso entre autoridades conforme mais países começam a reabrir suas economias.

Analistas dizem que a demanda mundial por carros e outros bens duráveis não deve se recuperar com força dada a ressurgência dos casos de coronavírus nas principais economias.

"A economia japonesa permanece em situação grave devido ao novo coronavírus, mas está mostrando sinais de aceleração recentemente", disse o governo em seu relatório econômico de julho.

"A tendência de aceleração na economia deve continuar...Entretanto, deve-se prestar atenção ao risco de que infecções no país e no exterior afetem as economias", completou.

A economia do Japão está à beira de sua pior recessão pós-guerra já que a crise de saúde afeta a atividade de empresas e do consumidor. A economia japonesa deve encolher 5,3% neste ano fiscal, maior contração em décadas, seguida de recuperação de 3,3% no próximo ano, de acordo com pesquisa da Reuters.

(Reportagem de Tetsushi Kajimoto)