IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Construtora Plano & Plano pede registro para IPO

23/07/2020 09h39

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Plano & Plano pediu nesta quinta-feira registro para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), ampliando a fila de construtoras em busca de recursos para financiar o crescimento, num surpreendente movimento em meio à pandemia da Covid-19.

A operação, que prevê distribuição primária (papéis novos, cujos recursos vão para o caixa da companhia) e secundária, (ações detidos por atuais sócios), tem Itaú BBA, Bradesco BBI, BTG Pactual, Morgan Stanley e Caixa Econômica Federal como coordenadores.

A empresa, que se apresenta como uma das maiores incorporadoras brasileiras do segmento de baixa renda, é fruto de uma joint venture formada em 2006 com a Cyrela, que será vendedora na oferta secundária.

A Cyrela havia comunicado mais cedo que a Plano & Plano, que tem como foco empreendimentos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida na região metropolitana de São Paulo, planejava listar ações no Novo Mercado da B3.

A empresa não informou no prospecto para quais fins pretende usar os recursos da venda de ações na oferta primária.

O pedido amplia a fila de construtoras esperando por registro para também realizar oferta de ações, após a taxa básica de juros no país ter caído a 2,25% ao ano, com o Banco Central tentando ajudar a combater os efeitos da pandemia.

A Abecip informou nesta tarde que os empréstimos destinados à aquisição e à construção de imóveis avançaram 28,6% no primeiro semestre, a 43,35 bilhões de reais.

Nesta semana, outra construtora de São Paulo, a Nortis, pediu registro para IPO, seguindo o que já fizera mais cedo neste mês a Lavvi. Dias antes, a Riva 9 retomou planos de listagem, o mesmo que fez no fim de junho a You Inc. Os processos de ambas haviam sido suspensos devido à volatilidade dos mercados provocada pela pandemia.

A Inter Construtora, já listada no segmento de acesso Bovespa Mais, informou que está também avaliando realizar uma oferta pública de ações.

(Com reportagem adicional de Paula Arend Laier)