IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa fecha em queda com Wall Street endossando realização de lucros

23/07/2020 17h41

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, afetado pela piora em Wall Street, que induziu movimentos de realização de lucros, em sessão marcada por rico noticiário corporativo.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,91%, a 102.293,31 pontos. Na máxima, mais cedo, chegou a 104.949,40 pontos. O volume financeiro totalizou da sessão 29,1 bilhões de dólares.

Isso esvaziou os ganhos da semana, com o Ibovespa agora tendo queda de 0,6% desde segunda-feira. Nas três semanas anteriores, o índice terminou com desempenho acumulado positivo.

Em Nova York, em meio a balanços, o S&P 500 recuou 1,23%, afastando-se da máxima em cinco meses, com dados mostrando desaceleração da recuperação econômica, enquanto Washington debate novos estímulos.

Para o gestor Ricardo Campos, da Reach Capital, a alta acima do esperado nos pedidos de seguro-desemprego nos EUA lançou dúvidas sobre o ritmo de recuperação da economia, o que azedou os mercados.

Ao mesmo tempo, acrescentou, embora o noticiário sobre vacina contra o Covid-19 venha trazendo algum alento, o ressurgimento de casos na Espanha e no Japão, além do recorde de mortes na Flórida, nos EUA, endossaram posições mais defensivas.

Campos ainda chamou a atenção para painel de presidentes de quatro das maiores empresas de tecnologia dos EUA no Congresso norte-americano na próxima semana como um fator que pesou nas ações de tecnologia e respingou no setor na bolsa paulista.

Os presidentes-executivos de Facebook, Amazon.com, Alphabet - dona do Google - e Apple devem falar perante o Comitê Judiciário da Câmara em 27 de julho sobre o uso do poder de mercado que detêm para prejudicar rivais.

DESTAQUES

- TIM e TELEFÔNICA BRASIL PN caíram 8,43% e 3,73%, respectivamente, após a Digital Colony fazer uma oferta pela unidade de telefonia móvel da Oi, cuja ação deu um salto de 19,4%. TIM e Telefônica Brasil, em conjunto com a América Móvil, fizeram oferta pelos ativos.

- COGNA ON recuou 6,82%, tendo no radar IPO de sua subsidiária de educação básica Vasta, com faixa indicativa de preço de 15,50 a 17,50 dólares por ação, em operação que pode movimentar até 373,8 milhões de dólares. A queda veio após o papel subir mais de 40% apenas em julho, em boa parte apoiada nas expectativas para o IPO.

- SUZANO ON fechou com elevação de 3,14%, em movimento endossado pela alta do dólar, assim como a rival KLABIN UNIT, que avançou 0,99%.

- JBS ON valorizou-se 1,36%, também ajudada pelo câmbio, além de expectativas para o resultado trimestral. No setor de proteínas, MARFRIG ON teve baixa de 1,3%, após subir a 15,89 reais, cotação intradia recorde, mais cedo. MINERVA ON cedeu 1,89%.

- BTG PACTUAL UNIT caiu 1,47%, perdendo o fôlego no fim da sessão e alinhando-se ao setor, que terminou com ITAÚ UNIBANCO PN em queda 2,11% e BRADESCO PN em baixa de 1,45%, em meio a receios sobre potencial efeito negativo no setor da reforma tributária.

- VIA VAREJO ON perdeu 7% e MAGAZINE LUIZA ON recuou 5,02% refletindo realização de lucros, uma vez que figuram entre as mais valorizadas do Ibovespa no ano. B2W ON caiu 4,42%. O IBGE informou que o número de afastados do trabalho em razão do distanciamento social no país somou 11,8 milhões de pessoas em junho, ante 15,7 milhões em maio, com parte dessa redução possivelmente associada a demissões.

- PETROBRAS PN recuou 2,08%, na esteira da queda dos preços do petróleo no mercado externo.

- VALE ON cedeu 0,66%, em meio à queda dos contratos futuros de minério de ferro na China.

- QUALICORP ON subiu 1,49%, após liderar as perdas do Ibovespa nas últimas duas sessões, quando acumulou declínio de 11,77%. O conselho da companhia aprovou criação de comitê para investigar os fatos que fizeram a sede da empresa alvo de busca e apreensão na terça-feira, após prisão de ex-presidente em meio a investigações sobre suposto caixa dois pelo senador José Serra em campanha de 2014.