IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar volta a cair atento a moeda no exterior e fala de diretor do BC

24/07/2020 11h48

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar abandonou a alta de mais cedo e alternava leve queda e estabilidade ante o real nesta sexta-feira, em dia de vaivém nos preços e depois de na primeira hora de pregão já ter operado em baixa, com os negócios seguindo a perda de fôlego da moeda no exterior e atentos a declarações de um diretor do Banco Central sobre volatilidade cambial.

Às 11:46, o dólar recuava 0,49%, a 5,1892 reais na venda. A cotação oscilou entre alta de 0,76%, a 5,2541 reais, e queda de 0,52%, para 5,1875 reais.

Na B3, o dólar futuro recuava 0,37%, a 5,1935 reais, após máxima de 5,2540 reais.

Para Álvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital Modalmais, "(o dólar) pode voltar um pouco, e a tendência é que a moeda fique oscilando nessa faixa, mais próximo dos 5,20 reais".

O dólar cedia 0,41% contra outras moedas, indo às mínimas da sessão nos EUA, enquanto algumas divisas emergentes tomavam algum fôlego.

Do lado macro, as vendas de novas moradias unifamiliares nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em junho, amenizando receios sobre o ritmo da retomada econômica nos EUA, com os temores gerais elevados por renovadas tensões sino-americanas.

O mercado acompanhava ainda declarações do diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, de que a volatilidade cambial incomoda e está sendo estudada pela autoridade monetária, mas que há entendimento de que os instrumentos dos quais o BC dispõe não são adequados para atuação "para isso".

A volatilidade implícita nas opções de dólar/real para três meses estava em 18,6%, quase 2 pontos percentuais acima de mínimas de dois dias atrás. Apesar de a alguma distância dos patamares de mais de 22% do fim de junho, a volatilidade do real se mantém como a mais alta entre as principais moedas emergentes.

(Por Luana Maria Benedito e José de Castro)