PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Petróleo avança com expectativa por estímulos nos EUA

27/07/2020 17h21

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo avançaram nesta segunda-feira, impulsionados por expectativas de que esforços por estímulos ajudem a revitalizar a economia dos Estados Unidos, embora os ganhos tenham sido limitados pelo crescente número de casos de coronavírus e pelas tensões EUA-China.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,07 dólar, a 43,41 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,31 dólar, para 41,60 dólares o barril.

Os republicanos do Senado norte-americano devem apresentar ainda nesta segunda-feira um novo pacote de 1 trilhão de dólares em auxílio pela pandemia de coronavírus.

"Se conseguirmos colocar mais dinheiro nos bolsos dos consumidores, eles vão gastá-lo em bens e serviços", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago. "Isso deve resultar em maior demanda por gasolina, mais viagens e mais compras."

O dólar enfraquecido, que torna commodities precificadas na divisa norte-americana mais baratas para detentores de outras moedas, também ajudou a impulsionar os contratos futuros do petróleo. O índice do dólar atingiu o menor nível desde junho de 2018, afetado por preocupações com a economia norte-americana e pela deterioração nas relações entre EUA e China.

As novas tensões entre as duas maiores economias do mundo, depois do fechamento de seus consulados em Houston e Chengdu, levaram investidores a procurar ativos de segurança, como dólar e títulos, e se afastar de ativos de risco, como o petróleo.

(Reportagem de Stephanie Kelly em Nova York, com reportagem adicional de Florence Tan em Cingapura e Dmitry Zhdannikov em Londres)