IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St fecha em alta com investidor de olho em estímulos, pandemia e balanços

27/07/2020 17h15

Por Sinéad Carew

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street fecharam em alta nesta segunda-feira, com investidores apostando em algumas das ações de alto perfil do mercado antes da divulgação de relatórios de resultados trimestrais, ao mesmo tempo que avaliaram progresso em esforços de estímulo por parte do governo dos EUA contra o aumento de casos de Covid-19 no país.

Apple, Amazon.com, Facebook e Alphabet --que divulgarão seus balanços nesta semana-- estiveram entre os principais impulsionadores do S&P 500. O Nasdaq, com forte peso de papéis do setor de tecnologia, registrou ganho de 1,7%, superando o S&P 500 e o Dow Jones.

Netflix e Microsoft também tiveram altas, observou John Augustine, diretor de investimentos do Huntington National Bank em Columbus, Ohio, segundo o qual investidores estavam comprando ações do grupo, que caíram nas últimas sessões.

"Quando as ações de todas essas seis empresas sobem, levam os mercados junto", disse Augustine, acrescentando que, com exceção de Facebook, as chamadas ações FAANG mais M têm "uma barra baixa para superar as estimativas de resultados".

O índice Dow Jones subiu 0,43%, a 26.585 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,739513%, a 3.239 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,67%, a 10.536 pontos.

As maiores altas entre os 11 principais setores do S&P foram tecnologia (+1,6%) e materiais básicos (+1,4%), seguidos por imobiliário (+1,1%). O setor financeiro (-1,3%) e o de serviços públicos (-0,8%) foram os únicos a encerrar o dia em baixa, enquanto o índice de energia teve pequeno ganho de 0,2%.

Republicanos do Senado dos EUA correram para fechar os detalhes de uma proposta de auxílio de 1 trilhão de dólares contra os efeitos do coronavírus antes que os benefícios de desemprego expirem na sexta-feira. A proposta de ajuda, que poderia envolver uma redução no subsídio semanal de emergência federal de 600 dólares para 200 dólares, precisaria ser negociada com os democratas.

Após o fechamento do mercado, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disse que o pacote abordaria saúde, escolas e incluiria pagamentos diretos aos norte-americanos no valor de 1.200 dólares cada.

Nesta segunda-feira, quando o mundo enfrentou a perspectiva de aumento de infecções por Covid-19, países da Ásia e Europa impuseram novas restrições.

Investidores estão atentos à safra de balanços corporativos, com 189 empresas do S&P 500 devendo divulgar resultados nesta semana. Cerca de 80% das 130 companhias do S&P 500 que relataram até agora seus números superaram baixas estimativas de resultados, de acordo com dados do IBES Refinitiv.