IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CORREÇÃO (OFICIAL) -AES Corp vence disputa com Eneva por ações do BNDES na AES Tietê

28/07/2020 08h03

(Corrige no 4º parágrafo informação sobre o número de ações compradas pela AES para "73.834.706", e não "113.392.035", após BNDESPar retificar o número em novo comunicado nesta quarta-feira)

SÃO PAULO (Reuters) A norte-americana AES Corp venceu uma disputa com a elétrica brasileira Eneva pela aquisição de ações do BNDES na empresa de geração renovável AES Tietê, na qual já é controladora.

Em comunicado ao mercado nesta terça-feira, a AES Tietê divulgou documento no qual o braço de participações do banco estatal, BNDESPar, informa que a unidade brasileira da AES foi consagrada vitoriosa em processo competitivo aberto para a venda da participação.

"A BNDESPar e a AES Brasil deverão se engajar na execução da proposta e manterão os acionistas e o mercado atualizados oportunamente", disse o BNDES na carta.

O BNDESPar confirmou a transação, afirmando em comunicado que a AES se comprometeu a adquirir 73.834.706 units da participação do banco estatal na companhia.

Cada unit da AES Tietê é composta por uma ação ON e quatro PNs, segundo informação da bolsa B3. O BNDESPar detém 113.392.035 ONs e 453.554.431 PNs da companhia elétrica.

"A BNDESPar negociará com a AES Brasil contrato de compra e venda de ações característico de operações desta natureza, e informará ao mercado quando do seu fechamento", acrescentou.

A Eneva, que tem como principais acionistas BTG Pactual e Cambuhy Investimentos, chegou na véspera a elevar sua oferta, que envolveria cerca de 8 bilhões de reais em dinheiro e ações pela incorporação da AES Tietê e seria levada adiante caso houvesse aval do BNDESPar.

O secretário especial de Privatizações do ministério da Economia, Salim Mattar, comentou em publicação no Twitter o negócio entre BNDESPar e AES.

"O BNDES vai vender suas ações na AES Tietê Energia para AES Holdings Brasil Ltda. É o Estado deixando de ter uma carteira de investimentos para focar no que é prioritário", afirmou ele, também sem fornecer detalhes sobre o negócio.

A AES Tietê opera hidrelétricas e usinas eólicas e solares.

Antes, a empresa da AES no Brasil já havia sido alvo de uma oferta hostil para incorporação apresentada pela Eneva, de cerca de 6,6 bilhões de reais, rejeitada em abril pelo conselho de administração da companhia.

Na ocasião, o conselho da AES Tietê disse entender que a proposta subavaliava a companhia e não fazia sentido estratégico, dado o foco da AES em renováveis, enquanto a Eneva investe em termelétricas a carvão e gás natural.

(Por Luciano Costa)