IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chinesa CTG antecipa troca de transformadores em modernização de hidrelétrica em SP

28/07/2020 11h05

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A CTG Brasil, unidade da China Three Gorges [CYTGP.UL], vai antecipar a substituição de transformadores de potência em sua hidrelétrica de Ilha Solteira, no Estado de São Paulo, como parte de um projeto em andamento de modernização da usina iniciado em 2017.

A troca dos equipamentos estava prevista para ocorrer de forma escalonada até 2027, mas foi antecipada em parceria com a fornecedora WEG , disse a CTG Brasil em nota nesta terça-feira.

A CTG não detalhou o valor do contrato com a WEG, que envolve 21 equipamentos.

O investimento nos transformadores está contemplado no orçamento de 704 milhões de reais previsto para a segunda fase da modernização de Ilha Solteira e da usina de Jupiá, disse a empresa após questionamentos da Reuters.

"Atualmente, 18 dos 20 transformadores já estão em operação. Os outros dois devem entrar em operação ainda esse ano e o 21º é um reserva que fica guardado para qualquer eventualidade", acrescentou a CTG em nota.

A empresa destacou ainda que a antecipação permitirá aumentar a disponibilidade de geração na usina.

A elétrica chinesa arrematou as hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira em leilão realizado em 2015 pelo governo brasileiro, após o vencimento da concessão da Cesp para os empreendimentos.

A CTG pagou 13,8 bilhões de reais em bônus de outorga para assumir a operação das usinas por 30 anos a partir de 2016. Posteriormente, a companhia anunciou plano de investir um total de 3 bilhões de reais em melhorias nos ativos até 2027.