IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBGE adia para 6 de agosto divulgação da Pnad Contínua do trimestre até junho

28/07/2020 09h16

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou para 6 de agosto a divulgação da pesquisa Pnad Contínua sobre o mercado de trabalho no Brasil para o trimestre encerrado em junho, em meio a mudanças na coleta dos dados devido à pandemia de coronavírus.

A divulgação dos dados, entre eles taxa de desemprego e contingente de desempregados, estava marcada originalmente para o dia 29 de julho. A pesquisa vem sendo realizada por telefone desde 17 de março.

"Em março começamos a ter problema e precisamos montar uma estratégia e acessar o telefone dos entrevistados. Mas tem gente que não tem telefone ou está em área rural que é difícil e tem gente que teme pela segurança", explicou o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo.

"Aí tivemos que montar um esquema e conseguir telefones que a gente não tinha. Enviamos cartas, motoboys para tentar contatos e ouvir as pessoas, mas a eficiência disso é variável", completou.

De acordo com o IBGE, houve em junho aproveitamento da amostra de 57,6%, contra 60% em abril e maio. O nível pré-pandemia era de cerca de 90%.

O IBGE afirmou ainda em nota que segue estudando alternativas para a manutenção do cronograma de divulgação da Pnad Contínua.

"Isso deve melhorar com a flexibilização do distanciamento social e com nosso aprendizado com uso de cartas e motoboy", avaliou Azeredo.