IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras realiza pré-pagamento de US$3,5 bi em linhas de crédito compromissadas

28/07/2020 09h15

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras realizou o pré-pagamento parcial de linhas de crédito compromissadas no valor de 3,5 bilhões de dólares, informou a companhia em comunicado.

Com isso, os recursos ficarão disponíveis para novos saques em caso de necessidade, acrescentou a estatal no comunicado, divulgado na noite de segunda-feira, quando a transação foi concretizada.

A Petrobras havia solicitado no final de março o desembolso junto a bancos de 8 bilhões de dólares de suas linhas de crédito compromissadas ("revolving credit lines"), em movimento que buscou garantir liquidez para a companhia em meio à pandemia de coronavírus e a um choque de preços no mercado de petróleo.

A diretora financeira da estatal, Andrea Almeida, classificou o saque dos valores como "importante para enfrentarmos esse momento de maior volatilidade", segundo nota da estatal.

O saque bilionário dos recursos pela Petrobras veio em momento em que um acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) com aliados para cortes de produção expirava e Rússia e Arábia Saudita iniciavam uma breve guerra de preços no mercado de petróleo que, junto com o coronavírus, levou os preços a mínimas de mais de 20 anos em abril.

Desde então, os preços se recuperaram em parte devido a um novo acordo entre a Opep e russos, que incluiu cortes recorde de produção a partir de maio.