PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Vale renova por 45 dias exclusividade para negociação de Nova Caledônia com NCZ

28/07/2020 08h35

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale renovou por 45 dias um período de exclusividade para negociações com a New Century Resources (NCZ) sobre a venda de sua participação em operações de níquel e cobalto na ilha de Nova Caledônia, no Pacífico, informou a companhia em comunicado.

O novo prazo permitirá a conclusão de due dilligence dos ativos pela NCZ e a negociação de documentação relacionada à transação, acrescentou a Vale na divulgação ao mercado, feita na noite de segunda-feira.

A Vale disse ainda que provisionará aproximadamente 500 milhões de dólares quando a operação pela chamada Vale Nova Caledônia (VNC) for concluída e os documentos assinados.

A empresa disse que a provisão deve-se à estrutura de financiamento da aquisição do ativo pela NCZ, que envolveria um total de 900 milhões de dólares, incluindo 500 milhões de dólares por meio de um trust pela Vale Nova Caledônia.

Outros 200 milhões de dólares serão disponibilizados pela renovação de uma linha existente pelo Estado Francês, enquanto a NCZ entrará com 200 milhões de dólares através de estrutura de dívida, financiamento de offtake e investimento estratégico de terceiros na VNC.

A Vale havia informado no final de maio o início de negociações exclusivas com a NCZ sobre Nova Caledônia.

Na ocasião, a companhia havia dito que a operação poderia levar a uma perda a ser reconhecida no balanço do segundo trimestre, por redução no valor recuperável do ativo, de aproximadamente 400 milhões de dólares.

(Por Luciano Costa)