PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Confiança do consumidor francês cai em julho com novos casos de Covid-19

29/07/2020 07h58

Por Richard Lough

PARIS (Reuters) - A confiança do consumidor francês caiu inesperadamente em julho em meio a sinais de retomada nas infecções por Covid-19, uma vez que temores sobre o desemprego permaneciam altos e as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de poupar dinheiro, mostrou pesquisa mensal.

A agência de estatísticas oficial INSEE informou nesta quarta-feira que seu índice de confiança do consumidor caiu para 94 de 96 em junho, contra expectativa de leitura de 99 em pesquisa da Reuters.

Os dados destacam as dificuldades que o governo --que vem gastando com força em esquemas para manter os trabalhadores no emprego-- enfrenta em convencer consumidores a gastar seu próprio dinheiro para ajudar a tirar a economia de sua mais profunda recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

"Não há curva em V para a confiança das famílias na França", disse o economista Charles-Henri Colombier no Twitter. "As expectativas são de um salto no desemprego parecido com (a crise financeira) de 2008-2009."

A confiança do consumidor caiu depois que o presidente Emmanuel Macron colocou a França sob uma das quarentenas mais rigorosas da Europa em meados de março, mas ela vinha se recuperando depois do início do afrouxamento das restrições em meados de maio.

O novo declínio em julho acontece no momento em que as infecções por Covid-19 voltam a aumentar.