IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deutsche Bank melhora perspectiva para 2020

29/07/2020 09h36

FRANKFURT (Reuters) - O Deutsche Bank divulgou nesta quarta-feira uma perspectiva ligeiramente mais otimista para o ano, após um melhor desempenho no banco de investimentos conter um prejuízo no segundo trimestre e impulsionar suas ações.

O banco alemão está passando por uma grande reestruturação, iniciada há um ano após uma série de prejuízos anuais.

Executivos e analistas disseram que a reestruturação está começando a dar frutos, embora as incertezas relacionadas ao Covid-19 significam um grande aumento nas provisões para proteger o banco contra possíveis perdas com empréstimos.

As ações do Deutsche subiam cerca de 3,7% em Frankfurt. Até agora este ano, as ações avançaram mais de 17% e se recuperaram de uma mínima recorde em março.

As receitas para o ano devem ser "essencialmente estáveis", em vez de "um pouco mais baixas", como anteriormente sinalizado, disse o Deutsche Bank.

Já na semana passada, o banco disse que seus resultados seriam ligeiramente melhores do que os analistas esperavam, e o prejuízo líquido atribuível aos acionistas de 77 milhões de euros no trimestre foi menor que o prejuízo de 3,3 bilhões de euros do ano anterior.

Dado o impacto econômico da pandemia de Covid-19, o banco aumentou as provisões para perdas com crédito para 761 milhões de euros, ante 161 milhões no ano anterior.

Mas os executivos disseram que será difícil repetir o desempenho do primeiro semestre e analistas ainda esperam um prejuízo para o ano inteiro, embora digam que a reestruturação está fortalecendo a empresa.

"As medidas de reestruturação tornaram o banco mais resistente aos efeitos perturbadores da pandemia de coronavírus", disse Michael Rohr, analista da Moody's.

(Por Tom Sims, Patricia Uhlig, Hans Seidenstuecker e Arno Schuetze)